sábado, 4 de novembro de 2017

Esquecidos do Esporte: Jonathan Reis - A Joia do PSV

Esquecidos do Esporte: Jonathan Reis – A Joia do PSV
Por Rodolfo Silva

A carreira de um atleta profissional de Futebol é sempre uma incógnita. Vários atletas surgem como promessa na base, despontam em seu início no profissional e a partir desse momento sua carreira pode passar por vários caminhos, entre eles, destaco dois caminhos opostos:

- O melhor caminho possível:  realizar seu sonho, ser um grande atleta, cair nas graças da torcida e brilhar em várias equipes de ponta.
- Outro caminho, mais infeliz e comum: cair no esquecimento por sua trajetória profissional ter sido interrompida ou por seu rendimento ter caído, o que pode ocorrer por diversos fatores.

Jonathan Reis, atleta nascido em Contagem-MG, foi um jovem promissor que passou pelos dois caminhos citados: com 17 anos foi pra Holanda brilhar no PSV: jogou a Champions League aos 18 e caiu na graça da torcida. Porém, três anos depois, o atleta praticamente dava adeus ao sonho de ser jogador profissional.  

Uma história que vinha sendo construída para ter um final feliz foi abalada pelo maior vilão que um atleta pode enfrentar: uma grave lesão.

Jonathan Reis com a camisa do PSV. (Imagem/Reprodução: Getty Images)

Inicio de Carreira 
Jonathan Reis iniciou sua carreira na base do Atlético-MG. Aos 17 anos o atleta foi contratado pelo PSV.

Era difícil imaginar que com tão pouca idade o jogador iria se firmar tão cedo no clube holandês. Mas com pouquíssimo tempo, no mesmo ano, fora buscado na base pelo treinador do clube na época, Ronald Koeman, que desejava contar com ele no elenco principal. 

Glória na Holanda
No time do PSV obteve muito destaque, o atleta era veloz e marcava muitos gols e em pouquíssimo tempo conquistou o coração da torcida e dos dirigentes.

Suas boas atuações levaram o atacante a atuar na Champions League. O atleta chegou a jogar em 2007 contra a Inter de Milão que contava com Crespo, Ibrahimovic, Figo, entre outros nomes consagrados no futebol mundial.

A paixão dos torcedores pelo seu futebol era tamanha, que muitos chegaram a levar a bandeira do Brasil nos jogos no Phillips Stadium.

Jonathan Reis tinha tudo para possuir uma grande carreira, ainda que jovem, seu futebol estava acima do patamar de vários atletas.

Drama nas férias 
Em dezembro de 2009, fechando o ano em alta e de férias, Reis viaja de volta para o Brasil.
Em janeiro de 2010, o jogador se reapresenta ao clube holandês com cinco dias de atraso e apresentando um enorme desgaste físico.  O Atleta foi enviado ao consultório médico do clube, que atestou o uso de substâncias proibidas: Reis estava envolvido com uso de cocaína.
O clube ofereceu ao jogador a chance de se reabilitar, mas Reis não aceitou a ajuda, o clube então decidiu romper o contrato com o jovem.
Reis volta ao Brasil, percebe que estava deixando sua carreira acabar, e então decidiu se internar em uma clínica de reabilitação.
Volta por cima
Reabilitado no mesmo ano, Jonathan Reis recebeu outra chance pelo PSV e chegou ao auge da carreira: o atleta marcou 3 gols na histórica goleada sobre o rival Feyenoord por 10 a 0. Em 11 jogos o atleta já havia chegado a marca de 8 gols.
Jonathan Reis "15 jogos - 16 gols"
O canal oficial do PSV no youtube mostra alguns de seus gols com a camisa do clube.

Como todo atleta profissional, Jonathan Reis não está imune a riscos. Apesar de ter se reabilitado e estar no auge de sua carreira, um lance mudaria sua carreira para sempre: uma grave lesão no joelho.
Lesão
Em partida pelo campeonato Holandês, ocorreu uma trombada forte de Jonathan com o goleiro da equipe do Roda JC e o jovem brasileiro sofreu a pior: uma lesão feia que praticamente o impossibilitaria de jogar bola novamente. Segundo o jogador, em entrevista para a Espn Brasil, os médicos disseram que ele só teria 5% de chances de voltar a jogar futebol.
Com a grave lesão, o PSV não quis arriscar e continuar com o brasileiro. O Atleta lutou contra a lesão, e voltou a atuar profissionalmente em outra equipe holandesa, o Vitesse. Mas seu rendimento não foi o mesmo e depois de três temporadas pelo novo clube, o atleta estava liberado para negociar com outros clubes. 

Retorno ao Brasil – Destaque no Amador 
Em 2014 foi contratado pelo Bahia, iniciou sua pré-temporada no clube baiano, mas não se firmou e ficou pouco mais de 10 dias no clube baiano.
No ano de 2015, o jogador disputou a Copa Itatiaia, tradicional competição de futebol amador de Minas Gerais. Foi o artilheiro pela equipe do Brumadinho e se sagrou campeão da competição.

Atualmente - Japão
Atualmente, Reis atua no Hokkaido Consadole Sapporo, foi contratado pelo clube em 2016, quando a equipe disputava a segunda divisão do futebol japonês. O clube foi campeão da J-League 2 e conseguiu o acesso para a primeira divisão.

Nesse ano de 2017, Reis já soma 6 gols na J-League One e seu clube ocupa a 13ª posição com 34 pontos.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário