Clube Atlético Itapemirim SERIE D

Clube Atlético Itapemirim

Cidade: Itapemirim
Estádio: José Olivio Soares (2.000 lugares)
Fundação: 1965
Participações na Série D: 1 (Estreante)
Posição no estadual desse ano: 5° lugar
Técnico: Zé Humberto
Destaques: Eraldo, Franklin, Pikachu, Bambu, Vitor e Kleber Viana

O torcedor do Atlético Itapemirim com certeza deve estar muito feliz no momento, apesar da eliminação precoce na 1ª fase do Campeonato Capixaba e na Copa do Brasil. A equipe do sul do estado está fazendo história no futebol capixaba. O clube chegou a decisão da Copa Verde, algo inédito para o futebol do estado. 

Mas a partir do próximo domingo, em Minas Gerais, contra o Uberlândia, o Galo da Vila tem mais um desafio pela frente, agora estreando na Série D brasileira.

No Capixabão desse ano, o Atlético não conseguiu repetir a mesma campanha do título do ano passado, conquistando a taça invicto. Mesmo com a competição estadual sendo paralela a participação na Copa Verde, a equipe que foi para a maioria das partidas era a considerada titular. 

Com 5 empates em 9 jogos (sendo um contra o lanterna São Mateus), o alvinegro sulino acabou na 5ª posição com 14 pontos (3V 5E 1D), um ponto atrás do Rio Branco de Venda Nova, último classificado para as semifinais. Os destaques ficaram por conta do centroavante Eraldo e do volante Vitor, que marcaram 5 gols cada.

Na Copa do Brasil, o Galo também foi derrotado na primeira fase. Na competição nacional o clube, que era o único representante capixaba, enfrentou o Remo em casa. Acabou não jogando bem e saiu derrotado por 2 a 0 pela equipe paraense. A não classificação do Atlético prolongou ainda mais o jejum dos capixabas na Copa do Brasil: Faz 24 anos desde a última vez que um clube do ES passou da primeira fase da Copa do Brasil.

Já na Copa Verde a história foi muito diferente. Nas oitavas o Atlético enfrentou o Brasiliense. Venceu com autoridade os dois jogos (2 a 1 em casa e 3 a 2 fora de casa), e se classificou para as quartas de finais. Enfrentou o Cuiabá, buscando dar fim a "maldição das quartas" dos times capixabas na história da competição regional. E de novo o alvinegro mostrou um belo futebol e superou o time matogrossense nos dois jogos (3 a 2 fora de casa e 3 a 1 em casa), se classificando de forma inédita  as semifinais da Green Cup. 

Nas semis encararia mais um adversário matogrossense que disputará a Série C nacional: o Luverdense. Mas o alvinegro provou de novo que é um time cascudo e venceu a ida, em Lucas do Rio Verde, por 1 a 0, em grande atuação do goleiro Bambu.

Na volta, o clube jogou no Kleber Andrade, pois o seu estádio, José Olivio Soares, não cumpria com as exigências da CBF. O galo foi valente e empatou por 1 a 1 conseguindo a tão sonhada vaga a decisão da Copa Verde. Agora a equipe capixaba enfrentará o Paysandu na grande final. O jogo de ida será dia 25 de abril, às 21:30hrs, no Kleber Andrade. A volta será no dia 16 de maio, às 20hrs, no Mangueirão.

Na Quarta Divisão nacional o alvinegro caiu no Grupo 13 com Americano-RJ, Novorizontino-SP e Uberlândia-MG. Apesar do Americano estar na segunda divisão do estadual e do Uberlândia ter sido rebaixado na lanterna do mineiro, o equilíbrio deve se estabelecer nesse grupo, com Atlético e Novorizontino tendo uma leve vantagem sobre os demais.

O Atlético Itapemirim na nossa visão tem sim grandes chances de conseguir o tão sonhado acesso para o ES. É uma equipe bem treinada pelo técnico Zé Humberto, não sentindo a pressão de jogar partidas importantes, o que é fundamental para uma competição como a Série D, que exige muito foco em cada fase, seja na fase de grupos ou no mata-mata!


0 comentários:

Postar um comentário