Desportiva Ferroviária


Associação Desportiva Ferroviária do Vale do Rio Doce

Cidade: Cariacica
Estádio: Engenheiro Alencar de Araripe (Engenheiro Araripe) (7.700 lugares)
Apelidos: Tiva, Locomotiva, Grenás
Principal rival: Rio Branco
Participações na Série A do Capixabão: 49
Títulos: 18
Na última temporada: 8ª posição do Capixabão
Objetivo: Se manter na Série A
Técnico: Rafael Soriano
Destaque: Edinho, Carlos Vitor, Danilo Cintra e João Vitor

Decepção. Essa palavra define o ano de 2017 da Desportiva Ferroviária. A equipe de Jardim América entrou no Capixabão vivendo dificuldades financeiras. Durante a competição não viveu nenhum bom momento, tanto que chegou na última rodada na zona de rebaixamento com apenas 1 vitória em 8 rodadas. Para se salvar tinha que ganhar do já rebaixado Linhares em casa e torcer pra Rio Branco ou Vitória tropeçarem. Venceu sua partida por 2 a 0 e com a derrota do rival para o Espírito Santo se salvou. Pela Copa do Brasil acabou derrotado na 1ª fase pelo Avaí, por 2 a 1, no Araripe.

Em maio, na Série D, a Tiva até montou um bom time mas só conseguiu a classificação a 2ª fase graças a punição feita ao São Raimundo-PA, por escalação irregular, que perdeu três pontos e fez com que a Desportiva entrasse em seu lugar como o 15° melhor segundo colocado dos grupos do campeonato. Na 2ª fase acabou perdendo pro Operário-PR, que foi o campeão da Série D, e pôs fim ao sonho do acesso. Na Copa ES, a Locomotiva fez uma 1ª fase fantástica acabando na liderança do seu grupo. Mas nas semifinais perdeu pro Espírito Santo, dando fim ao sonho da Série D em 2018.

Quando 2017 estava acabando, no início de dezembro o presidente eleito Edney Costa foi preso em operação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas. Isso atrapalhou muito o planejamento da equipe, que após o fato disse para todos os jogadores procurarem outros clubes pro ano que vem.

Mas quando a maré abaixou no início desse ano, quase todo o elenco estava de volta ao time. Os destaques ficam por conta da manutenção do ídolo Edinho, campeão capixaba pela Tiva em 2016, do lateral-direito Anderson Sorriso e das contratações do meia Carlos Vitor, ex-Ceará e que volta ao clube que o revelou, do atacante Heron, que também volta ao clube após passagem pela base do São Paulo, e do meia Danilo Cintra, ex-Acadêmica de Portugal.

Com esse elenco e com a manutenção do ótimo técnico Rafael Soriano dá pra Tiva se manter tranquila na Série A e quem sabe beliscar uma vaga pras semifinais do Capixabão. A estreia está marcada para o dia 17/01 contra o Atlético Itapemirim.

0 comentários:

Postar um comentário